A auditoria externa é uma obrigatoriedade para as empresas do terceiro setor?

A auditoria externa é importante para garantir que sua empresa não tem falhas ou fraudes nos registros contábeis.
A auditoria externa é uma obrigatoriedade para as empresas do terceiro setor

O terceiro setor é popularmente conhecido por ser composto por organizações sem fins lucrativos, como instituições de caridade, fundações e associações, que têm como objetivo promover o bem-estar social e atender as necessidades do coletivo. Mas além disso, também engloba as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), entidades beneficentes, institutos e fundações.

A credibilidade e a imagem de uma empresa são os principais pontos de atração para clientes, investidores, fornecedores ou outras frentes que possam ter interesse em algum tipo de negócio com a empresa. 

Para manter sua empresa com uma imagem positiva e credibilidade no mercado, é importantíssimo agir com transparência e manter as informações contábeis e financeiras corretas e bem estruturadas. 

Logo podemos concluir que uma auditoria não é obrigatória, porém continua sendo essencial para zelar pela imagem da empresa e também para se manter livre de golpes e desvios. 

O que é auditoria externa?

A auditoria externa é uma análise das demonstrações financeiras da organização com a finalidade de identificar possíveis falhas e a veracidade dos registros contábeis de acordo com as normas vigentes.

Essa análise é feita por um auditor independente contratado pela empresa, e este deverá atestar se as demonstrações contábeis apresentam conformidade em todos os aspectos considerados relevantes no momento do exame. 

É importante que a pessoa que efetuar a auditoria seja alguém neutro dentro da empresa, pois isso implica em uma análise mais precisa e realista do momento em que se encontra o seu negócio. Dessa maneira existe a garantia de que nenhuma informação relevante passará despercebida.

Alguns dos pontos analisados são a posição patrimonial e financeira da empresa e o desempenho dos fluxos de caixa e operações. Esses pontos são avaliados acerca do cumprimento dos procedimentos das normas internacionais de auditoria.

Continue lendo este artigo para saber se a sua empresa precisa de uma auditoria externa, em qual momento deve ser contratada e quais são os objetivos e benefícios de levar um auditor para a sua empresa.

Qual o principal objetivo de uma auditoria externa?

A auditoria externa tem como principal objetivo verificar e garantir que as empresas estejam cumprindo as normas de contabilidade do país. Além disso, também existem outros objetivos pelos quais as auditorias externas são realizadas, como:

  • Atração de novos investimentos;
  • Validação de registros contábeis;
  • Atender os regulamentos da empresa;
  • Cumprimento da legislação;
  • Aumentar a segurança dos acionistas e investidores.

No caso de empresas do terceiro setor, é importante destacar que muitas delas recebem recursos financeiros de fontes externas, como doações, subvenções governamentais ou parcerias com empresas. Nesses casos, as partes financiadoras podem exigir a realização de uma auditoria externa como uma condição para fornecerem os recursos.

Quais são os benefícios que uma auditoria externa pode trazer para a empresa?

A realização da auditoria externa proporciona mais confiabilidade aos registros contábeis e financeiros da empresa. Ela também apresenta fatores que podem auxiliar na tomada de decisão e, consequentemente, na melhora da gestão. Confira alguns pontos a seguir:

1 – Mais eficiência nos controles internos

A auditoria vai avaliar a premissa da empresa, seus negócios e controles internos. Em casos de identificação de falhas nos processos, a auditoria irá comunicar de forma crítica e a empresa terá um prazo para solucionar.

2 – Segurança nas informações financeiras

A auditoria contribui para dificultar a possibilidade de erros ou fraudes em suas operações e registros financeiros. 

Portanto, se a sua empresa é auditada periodicamente, significa que as suas informações possuem mais credibilidade e conformidade.

3 – Análise das demonstrações contábeis

O auditor terá acesso a todas as informações que compõem o demonstrativo contábil da empresa e aos controles internos para fazer a análise se todas estão refletidas de forma correta. 

Isso quer dizer que ele terá informações relativas aos setores financeiros, compras, suprimentos e qualquer outro setor que geram registros do setor contábil para a organização.

4 – Facilidade na aquisição de empréstimos

Empresas que possuem demonstrações financeiras auditadas transmite mais credibilidade,

o que significa que, empresas auditadas possuem mais facilidades para obtenção de créditos junto às  instituições financeiras.

5 – Atração de investidores

O cumprimento de normas, diretrizes e regulamentos vigentes são fatores que contribuem para dar credibilidade às informações contábeis, financeiras e operacionais da empresa. 

Logo, isso conquista a confiança e facilita a atração de novos investidores para o seu negócio.

6 – Auxiliar na tomada de decisão estratégicas

Através da mensuração dos dados contábeis de forma mais minuciosa e precisa, é possível identificar onde estão os gargalos e gaps do negócio. 

Dessa forma, é possível tomar decisões mais estratégicas e montar um plano de ações mais eficientes para melhorar o cenário da empresa.

Como saber se a empresa precisa de auditoria externa?

Existem diversos fatores determinantes para se realizar uma auditoria externa, porém é possível apontar três,  como os principais motivos para contratar uma auditoria. Confira quais são eles a seguir:

1 – Falta de confiança no mercado

A fiscalização realizada pelos órgãos reguladores apresenta diversos impactos dentro do mercado, para sua empresa e seus parceiros comerciais. 

Logo, se o seu público não tem confiança no seu serviço, significa que a mensagem da empresa não está sendo transmitida de forma positiva. 

A auditoria externa irá auxiliar a credibilizar a empresa no mercado e demonstrar que ela se preocupa em seguir as normas regulamentadoras da sua área de atuação.

2 – Desorganização nos processos internos

A auditoria garante conformidade nos processos e organização dos documentos da empresa. 

Inicialmente pode parecer apenas um procedimento burocrático, mas após implantado na rotina, a melhoria estrutural trará mais facilidade, agilidade e praticidade nas atividades do dia a dia.

3 – Falta de transparência

A falta de comunicação ou discrepância de informações referente a empresa entre os sócios,  podem demonstrar falta de organização e atrapalhar no planejamento e desenvolvimento estratégico da empresa.

Neste sentido, a auditoria externa irá auxiliar na organização das informações e, consequentemente, na tomada de decisões mais estratégicas e assertivas baseadas em dados.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é auditoria externa, seus benefícios e em qual momento contratar para a sua empresa. Se  tiver alguma dúvida sobre a auditoria externa, entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação e fale com a gente!. Estamos prontos para te atender!

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