As 3 finalidades do planejamento tributário

Existem estratégias importantes para manter a saúde financeira de um empreendimento. Conheça 3 finalidades do planejamento tributário !
As 3 finalidades do planejamento tributário

Você já ouviu falar em planejamento tributário? Se ainda não conhece a importância dessa ferramenta que, além de prospectar informações relevantes para a saúde financeira do empreendimento, ajuda a evitar a onerosidade causada pelo sistema de tributos brasileiro, leia o artigo da Mattoso Auditores

Para começar, é necessário lembrar que uma das maiores dificuldades de empreendedores no Brasil é manter seus negócios em funcionamento após um determinado período, que estudos apontam ser em torno do quinto ano. 

Entre as causas, pode-se atribuir uma parcela da culpa às cargas tributárias às quais estão sujeitos os empresários brasileiros. 

No entanto, embora esse fator seja uma das razões para o insucesso ou fechamento de empresas no Brasil, ele não é o único a estar na lista de exemplos de situações pelas quais as companhias brasileiras passam antes de fecharem suas portas.

A importância do planejamento Tributário

Para uma grande parcela dos especialistas em saúde financeira de estabelecimentos, a falta de planejamento tributário pode motivar e acelerar o processo de extinção de uma companhia.

Nesse sentido, é imprescindível conhecer uma definição, ainda que ampla, dessa ferramenta, bem como os benefícios que a adoção de estratégias para a boa gestão de tributos pode fornecer a curto, médio e longo prazo.

Segundo um estudo realizado pela UNIVALI, as razões para que empresas brasileiras optem cada vez mais pela utilização de serviços de projeção tributária estão atreladas tanto ao movimento de globalização, que conecta e unifica a visão de mercado, quanto pela competitividade ascendente, que também pode ser atribuída à universalização de práticas administrativas e contábeis em grandes companhias.  

O blog da Mattoso Auditores separou a seguir as 3 das principais finalidades do planejamento tributário, seja em micro, pequenas, médias ou grandes empresas: 

  1. Redução de custos: Uma das principais finalidades do planejamento tributário é a redução dos custos relacionados aos tributos.
    Ao reduzir os custos tributários, as empresas podem melhorar sua competitividade, aumentar a lucratividade e destinar mais recursos para investimentos e crescimento.
  2. Cumprimento das obrigações fiscais: O planejamento tributário também tem como finalidade garantir o cumprimento das obrigações fiscais de forma adequada e em conformidade com a legislação tributária vigente. Ele busca assegurar que a empresa esteja em conformidade com a legislação, evitando multas, penalidades e problemas legais.
  3. Otimização da estrutura tributária: Outra finalidade do planejamento tributário é otimizar a estrutura tributária da empresa, buscando a melhor forma de organização e planejamento dos tributos. Isso pode envolver a análise da forma jurídica da empresa , a escolha do regime de tributação mais vantajoso , a alocação de receitas e despesas entre as diferentes unidades ou filiais, a utilização de planejamentos sucessórios para transferência de patrimônio com menor impacto tributário, entre outros aspectos.

Como o planejamento tributário impacta na tributação da empresa?

Uma das finalidades atribuídas ao planejamento tributário é a possibilidade de definir o regime de tributação do estabelecimento, o que, quando se seguem parâmetros de organização financeira, deve ser realizado em um processo que antecede a própria abertura da empresa. 

O regime de tributação se define pelo próprio termo. Trata-se da maneira como a companhia vai realizar a contabilização de dados financeiros e pagamento de tributos, dada a natureza do negócio. 

A maneira como se realiza a opção por um dos três regimes está submetida a uma série de fatores, bem como o tamanho da companhia, sua atividade e os ganhos anuais obtidos por essa através dos lucros gerados ao longo do período de tributação. 

No caso do Simples Nacional, podem adotar esse regime de tributação as empresas cujas atividades sejam realizadas na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte com faturamento anual de até R$4,8 milhões. Para saber mais, conheça a Lei Complementar nº 123/2006.

Para empresas enquadradas nos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real, é praticamente impossível fugir ao planejamento tributário, uma vez que, no caso do primeiro, se torna obrigatório o levantamento de dados financeiros e fiscais do estabelecimento a fim de que os pagamentos de impostos sejam realizados de maneira adequada e sem a incidência de pagamentos excedentes. 

No caso do regime de Lucro Real, temos um caso semelhante, com o ônus de que, em caso de fornecimento incorreto de informações tributárias, a empresa pode ser submetida a uma série de embargos relativos à sonegação fiscal. 

Se você não consegue identificar qual o melhor regime tributário para sua empresa, consulte os serviços de Consultoria e Planejamento Fiscal da Mattoso Auditores. Caso essa questão já esteja resolvida, é hora de entender outras duas finalidades do planejamento tributário. Confira a seguir.

O planejamento tributário pode reduzir custos?

A elaboração de projetos baseados em um bom planejamento tributário é essencial para que se alcance metas importantes e se reduza custos dentro da empresa.

Segundo um estudo publicado no XVI Congresso Brasileiro de Custos, a economia gerada com o planejamento tributário se dá através da organização proveniente da tomada de ações previamente projetadas, o que ajuda a empresa com o respeito às datas de recolhimento de impostos.

Embora o número pareça surpreendente, contadores entrevistados na pesquisa estimam que mais de 99% dos prestadores de serviços obtiveram economias com custos fiscais e despesas após procurarem pelos serviços de planejamento tributário. 

Também foi observado que a contratação de profissionais qualificados na área de contabilidade e a utilização de um sistema para organização de tributos diminui a vulnerabilidade advinda das obrigações fiscais. 

Além disso, o planejamento tributário também permite que o empreendedor analise com maior cautela os tipos de despesas provenientes das tributações às quais está sujeito e como esses custos podem ser alocados, de maneira adequada, ao preço cobrado por produtos e serviços. 

O papel do planejamento tributário na longevidade da empresa

Uma das principais razões para que empresas no Brasil tenham sua vitalidade diminuída de forma drástica é a falta de planejamento tributário. 

A falta de controle de dados financeiros, assim como a ausência de parâmetros de administração pautados na ordem legal, se tornam fatores decisivos para que um estabelecimento apresente objetivos formais e consistentes.

Segundo um estudo divulgado pelo  SEBRAE, o número de empresas que fecham no Brasil ainda é alto, sobretudo entre os microempreendedores. Existem alguns fatores que podem contribuir para que a longevidade dos negócios seja afetada. Entre os problemas, pode-se destacar:

  •  O despreparo sofrido por parte de novos empreendedores, para lidar com a administração de negócios.
  •  A falta de abrangência e extensão dos projetos financeiros da empresa, que são essenciais para destacar o desempenho a longo prazo.
  • A ausência de transparência na forma de comunicar dados importantes aos clientes. 

Uma das maneiras mais simples de organizar o planejamento tributário de uma empresa é através da consultoria tributária. A Mattoso Auditores tem a melhor solução para cada tipo de negócio. Conheça os serviços disponíveis no nosso site e saiba mais como podemos ajudar sua empresa a ir para um novo patamar!

Política de privacidade
POLÍTICA DE COOKIES

Mattoso Auditores Independentes & Associados, todos os direitos reservados.