No mundo cada vez mais digitalizado dos negócios, a tecnologia blockchain surge como uma ferramenta inovadora para aprimorar a transparência e a segurança em uma série de setores, sobretudo para transações financeiras. Este cenário tem ampliado as oportunidades para as organizações e proporcionado novas perspectivas para empresas de auditoria e seus auditores independentes. Neste artigo, vamos analisar como a tecnologia Blockchain está transformando o cenário da auditoria independente, proporcionando maior eficiência, precisão e confiança nos relatórios financeiros.
Para começar, o que é a blockchain?
Blockchain surgiu em 2008, junto com o Bitcoin, com o objetivo de validar as transações da moeda virtual. Nos anos seguintes, a versátil tecnologia começou a ser aplicada em diferentes contextos, negócios e setores da economia.
A tecnologia blockchain, na prática, pode ser compreendida como um banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa. A “corrente de blocos”, em bom português, armazena dados em blocos interligados em uma cadeia, apresentando dados cronologicamente consistente.
Fazendo um paralelo com a contabilidade, alguns autores da área comparam blockchain a um livro-caixa ou a um livro-razão de acesso irrestrito, que traz todo o histórico de todas as transações realizadas.
No mercado, a blockchain é compreendida como um sistema disruptivo que proporcionou uma nova forma abordagem para o tratamento de dados e informações. Esta tecnologia possibilita transações financeiras com maior segurança, validação e rastreabilidade. Afinal, o sistema consiste em mecanismos integrados que impedem entradas de dados indevidos (transações não autorizadas, por exemplo).
A blockchain é uma tecnologia em expansão e aperfeiçoamento, viabilizando a sua aplicabilidade em vários contextos, inclusive dentro das empresas para facilitar o trabalho contábil.
O papel da blockchain na contabilidade
Com a era digital, temos assistido um rápido avanço da ciência e da modernização de técnicas da informação e comunicação. A contabilidade e seus profissionais vêm sentindo os impactos deste momento e se adaptando às novas oportunidades. A blockchain chegou para transformar as bases de suporte da contabilidade e potencializar seus processos. Estudiosos da área acreditam que a blockchain irá mudará as funções da contabilidade, ou seja, deixa de ser apenas o registro de transações e demonstrações financeiras para se tornar uma garantia da confiabilidade e da segurança dos documentos financeiros registrados – os contratos inteligentes/smart contracts.
Como a tecnologia blockchain está impactando o trabalho do auditor independente?
A auditoria independente é fundamental para garantir a transparência e a confiabilidade das informações financeiras de uma organização. No entanto, muitas vezes, os métodos tradicionais de auditoria enfrentam desafios relacionados à integridade dos dados e à eficiência dos processos.
Se a auditoria tradicional depende basicamente de processos manuais, papelada e alguma burocracia, com a blockchain, os auditores independentes passam a contar com um sistema descentralizado e imutável de registro de transações que, consequentemente, oferece transparência e a confiabilidade dos dados. Espera-se que esta tecnologia atue na simplificação de operações contábeis, acarretando a diminuição dos custos operacionais, redução do número de intermediários e queda no risco de fraudes.
Confira as principais contribuições desta tecnologia para os bons resultados de uma auditoria independente:
- Os registros contábeis tornam-se inalteráveis
A criptografia utilizada na tecnologia blockchain possibilita que as informações sejam visualizadas, mas não copiadas, alteradas ou deletadas. Uma vez que uma transação é registrada em um bloco e adicionada à cadeia, ela não pode ser alterada ou apagada retroativamente sem o consenso da rede.
Essa particularidade da tecnologia proporciona um alto nível de confiança na integridade dos dados, eliminando a necessidade de intermediários ou de processos manuais suscetíveis a erros.
- A tecnologia blockchain contribui para a redução do potencial de erros
Como vimos anteriormente, as informações já validadas não podem ser alteradas. Portanto, a blockchain torna os processos mais simplificados e confiáveis, uma vez que inibe tentativas de manipulação e falsificação de dados, garantindo dados protegidos e livres de equívocos.
- Proporciona uma contabilidade em tempo real
As informações são permanentes, de acesso universal e publicadas em tempo real. Investidores e outros stakeholders de uma empresa tendem a ficar cada vez mais entusiasmados em utilizar o ambiente virtual e, por isso, esperam por tecnologias que possam garantir continuidade e confiabilidade.
- Contribui para a automatização de processos
Outra aplicação do blockchain no meio contábil que está contribuindo para a independência do auditor é a geração automática de livros contábeis e demonstrações financeiras por meio de um contrato inteligente. Essa possibilidade abre caminho para a redução de riscos operacionais, para a automatização de processos e para um ecossistema contábil autossuficiente.
Ecossistema seguro para a contabilidade
Se a auditoria tem o papel de promover simetria das informações entre organizações e seus stakeholders, a blockchain oferece um ecossistema propício para informações autênticas, transparentes, seguras, invioláveis e confiáveis. Mas esses resultados só serão possíveis se se houver uma organização contábil apropriada na empresa.
À medida que o ecossistema da blockchain continua a amadurecer, espera-se que a auditoria independente abrace cada vez mais essa inovação para garantir a confiança e a credibilidade dos relatórios financeiros no futuro.
Em momentos de mudanças, eleve cada vez mais a auditoria independente da sua empresa a um patamar de mais precisão, segurança e confiança. Conte com a expertise e ideias inovadoras da Mattoso Auditores Independentes. Acesse o site e conheça mais sobre os nossos serviços.