Como a evolução dos processos de gerenciamento contribui para o crescimento do negócio
A gestão de uma empresa é o ponto de partida de todo o seu funcionamento. Seja em pequenos negócios ou em organizações de maior parte, o alinhamento da gestão é uma peça-chave para os resultados serem positivos.
Faz parte do escopo de um bom gestor na Gestão Focada em Resultados, revisar os objetivos da empresa, monitorar e documentar os processos, determinar as métricas e os objetivos, avaliar o desempenho, ter como orientação os resultados que a empresa planeja alcançar em curto, médio e longo prazo.
Em uma Gestão focada por resultados, é fundamental que todas as unidades da empresa estejam integradas e andem juntas. A ênfase está nos resultados, e é de todos a responsabilidade por alcançar as metas e objetivos propostos.
Resultados e objetivos de um negócio
Para atingir o sucesso e a sustentabilidade de um empreendimento a longo prazo, é necessário ter objetivos e metas bem definidos.
E existem diferentes formas de medir esses objetivos, por exemplo: um e-commerce recém-lançado no setor de moda tem o objetivo de realizar X vendas por mês. Já um restaurante pode buscar aumentar o ticket médio de seus clientes, agregando valor aos serviços oferecidos, favorecendo a rentabilidade..
A análise e o acompanhamento de todos os processos internos da organização são fundamentais na Gestão Focada em Resultados, e a Auditoria Contábil é um procedimento que deve ser aliado na definição desses objetivos, principalmente, na revisão fiscal de empresas.
Ao realizar uma Auditoria Contábil Independente, o auditor externo revisa as informações financeiras da empresa para identificar qualquer erro ou irregularidade que possa afetar a precisão das informações.
Durante o processo, o auditor também analisa as práticas contábeis da empresa para determinar se elas estão em conformidade com as normas contábeis e regulamentações aplicáveis.
Ao ajudar a garantir a precisão e confiabilidade das informações financeiras de uma empresa, a Auditoria Contábil Independente ajuda a definir os objetivos financeiros do negócio.
Com informações financeiras precisas e confiáveis, a empresa pode tomar decisões com maior embasamento, além de estratégicas, para alcançar seus objetivos de negócios.
Exemplo: uma empresa descobre, por meio de uma Auditoria Contábil Independente, que está gastando mais do que o necessário em uma determinada área, ela pode ajustar suas despesas e direcionar recursos financeiros para áreas mais importantes e alcançar seus objetivos financeiros.
Gestão e eficiência
Antes de reimaginar os processos de sua empresa, é fundamental entender quais características contribuem para uma gestão mais bem sucedida.
Uma gestão eficiente é aquela que coordena e utiliza os recursos disponíveis de maneira estratégica e organizada para os objetivos definidos.
Nesse sentido, é necessário que o profissional responsável possua habilidades de liderança, saiba definir objetivos claros e possa ajudar a equipe a atingi-los.
Além disso, é importante que haja um planejamento cuidadoso e análise de dados frequentes. Assim, a empresa pode identificar as melhores estratégias e oportunidades.
É claro, que o gestor deve ser organizado e ter capacidade de definir prioridades, para delegar responsabilidades de forma adequada.
A comunicação também é fundamental para uma gestão bem-sucedida, sendo necessário que o gestor seja capaz de comunicar-se com clareza, ouvir as ideias e preocupações da equipe e dar feedbacks.
Além disso, a tomada de decisão é uma parte crucial da gestão eficiente, onde o gestor deve conseguir tomar decisões informadas e bem pensadas.
A flexibilidade é outra característica importante para uma gestão eficiente, já que é preciso adaptar-se às mudanças do mercado, às demandas da equipe e às necessidades da organização.
Principalmente, o gestor deve estar focado em desenvolver a equipe e ajudá-la a alcançar todo o seu potencial, o que pode incluir treinamentos, mentorias e feedbacks constantes.
Ao incorporar essas características em sua prática profissional, um gestor pode ajudar a garantir que a equipe trabalhe de forma eficiente para atingir mais resultados na organização.
3 passos para trazer mais resultados
Uma vez que as finanças e os líderes do negócio estejam alinhados nas prioridades, é o momento de tornar a gestão mais focada nos resultados. Para que isso funcione, é importante aderir a mudanças básicas que fazem toda a diferença, são elas:
1. Abertura de canais de comunicação empresariais
Os canais de comunicação em uma empresa são essenciais para orientar a Gestão Focada em Resultados. Isso porque, uma comunicação clara e eficaz pode ajudar a alinhar os objetivos da empresa com as ações da equipe, garantindo que todos estejam trabalhando com foco nos mesmos objetivos e resultados.
Ou seja, quando a equipe entende claramente os objetivos da empresa e como suas ações estão contribuindo para alcançá-las, eles se tornam mais motivados e engajados em trabalhar em direção a esses objetivos.
Outra forma pela qual os canais de comunicação dentro das empresas podem tornar a gestão mais orientada para resultados é através do fornecimento frequente de feedback.
Quando os líderes da empresa dão feedbacks construtivos e relevantes para as equipes, eles ajudam a orientá-las em direção a um desempenho adequado.
Esses feedbacks ajudam a identificar áreas onde as equipes podem melhorar e fornecer ideias para novas iniciativas ou projetos que possam ajudar a impulsionar os resultados dos negócios.
2. Definição de KPIs realistas
É claro que a gestão de pessoas contribui para uma gestão focada em resultados, mas ter métricas em relação ao crescimento do negócio também auxilia na longevidade da empresa.
Definir KPIs (indicadores-chave de desempenho) é fundamental para garantir que os objetivos e metas da empresa sejam alcançáveis e os recursos sejam direcionados para as áreas corretas.
O primeiro passo é definir exatamente o objetivo a ser alcançado, utilizando o método SMART (específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado). Isso ajuda a identificar o KPI mais adequado para medir o desempenho.
Em seguida, é importante analisar os dados históricos da empresa para entender o desempenho passado e identificar tendências. Com base nessas informações, pode-se estabelecer um ponto de referência para o KPI, que ajudará a determinar o progresso em relação ao objetivo.
A contabilidade em dia, é fundamental para a criação e a especificação de KPIs relevantes. Com base na Auditoria Contábil, é possível identificar quais KPIs são mais relevantes e eficazes para medir o desempenho da empresa e orientar a tomada de decisões estratégicas. Por exemplo: a auditoria pode identificar possíveis áreas de ineficiência ou oportunidades de melhoria nos processos financeiros, ajudando a definir KPIs realistas para abordar essas questões.
A Auditoria Contábil também pode ajudar a estabelecer um ponto de referência para os KPIs. Ao auditar as demonstrações financeiras da empresa, pode-se determinar o desempenho passado e estabelecer metas de desempenho para o futuro.
Ao definir um KPI, também é importante considerar a viabilidade.. Se o KPI for muito difícil de alcançar, pode desmotivar a equipe. Por outro lado, se o KPI for muito fácil de alcançar, pode não ser desafiador o suficiente para impulsionar a melhoria do desempenho. A Auditoria Contábil pode ajudar a garantir a viabilidade dos KPIs, fornecendo um embasamento para a análise de custos e receitas da empresa.
Manter os KPIs simples e fáceis de entender também é um passo essencial para garantir que toda a equipe possa acompanhar o desempenho e tomar decisões informadas.
Ao seguir esse caminho, a empresa pode definir KPIs realistas que ajudarão a orientar o desempenho e o sucesso geral do negócio.
3. Autoavaliação no final de projetos
Fazer uma autoavaliação no final de um projeto é uma ferramenta valiosa para a Gestão Focada em Resultados, pois permite que a equipe analise e reflita sobre o desempenho e os resultados alcançados.
A autoavaliação ajuda a identificar o que foi bem-sucedido no projeto e o que poderia ter sido melhorado, permitindo que a equipe aprenda com os erros e melhore seu desempenho em projetos futuros.
E a implementação dessa prática também tem um impacto a longo prazo no desenvolvimento do negócio. Ao avaliar regularmente o desempenho, a gestão pode identificar áreas para melhoria e implementar as mudanças necessárias para alcançar melhores resultados.
Esse processo pode ser repetido continuamente para garantir que a empresa esteja sempre melhorando e alcançando seus objetivos.
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